Boo-Box

sábado, 9 de abril de 2011

A região de México conhecida como Istmo de Tehuantepec é uma das zonas mais selvagens do país. Percorreremos os estados de Tabasco, Chiapas (lugares onde podem-se ver as pegadas das culturas Maia, Olmeca e Totonaca, além de uma forte presença indígena), Oaxaca (com testemunhas impressionantes dos Zapotecas e Mixtecas) e Veracruz.
TABASCO
Tabasco é um pequeno estado de terras baixas e alta pluviosidade que destaca-se por alojar o grande centro arqueológico A Venta. Ubicado a 129 km de Villahermosa, este importante centro olmeca distingue-se pelas grandes cabeças de pedra, finamente talhadas. A maior, de 2 metros de altura, pesa perto de 24 toneladas. Cabeças, estrelas, esculturas de animais como onças, manatis ou macacos, espalham-se por todo lugar (é recomdendável levar repelente anti-carapanás). Horário de terças-feiras a domingos de 8.00 à 16.00.
Villahermosa é uma cidade pouco frequentada. Se, dispõe de tempo aconselhamos dedicação à ela, um dia completo, para descobrir seus encantos. Destacam o Malecón, frente a um dos três rios que a rodeiam e, o Parque Benito Juárez, sem esquecer algum dos museus.
CHIAPAS
Chiapas é um dos estados mais belos da República Mexicana. Intrínsicos bosques e montanhas, caudalosos rios, selvas, Parques Nacionais e uma presença indígena predominante, são as notas que definem a região. São Cristovão das Casas é a principal cidade onde pode -se chegar por avião desde Villahermosa ou desde Tuxtla Gutiérrez, a capital do estado.
SÃO CRISTOVÃO DAS CASAS
Em São Cristovão das Casas poderá respirar, junto com o misticismo indígena que mistura antigos ritos e crenças com a liturgia católica, o ar colonial que envolve suas igrejas, como a impressionante Igreja de São Domingo do século XVI, com excelentes retábulos e, a mais bela da cidade. Construída entre 1547 e 1560, a fachada de estilo barroco é de canteira rosa, enquanto que, seu interior está exuberantemente enfeitado com retábolos dourados. Em um costado encontra-se o Convento dos Dominicanos com um interessante museu que mostra os melhores tecidos artesanais.
São Cristovão das Casas é um museu aberto. Só precisa admirar as construções que se encontram ao redor do Zócalo, o centro histórico da cidade, que mostra os estilos arquitetônicos do século XVI. Numerosas casas coloniais, belamente restauradas, dão um toque especial. Destacam a Catedral, do século XVII, e notável por seu elaborado trabalho en folha de ouro no interior do templo, oPalácio Municipal, de estilo Neo-clássico, a Casa de Diego Mazariegos, um dos melhores exemplos do estilo plateresco. Recomendamos que caminhe todas as ruas e contemple seus habitantes de algum lugar, alguma praça. O Centro de Estudos Científicos Na-Bolom encontra-se em um belo edifício colonial, dando acolhida ao mais importante instituto da cidade, dedicado aos estudos ecológicos e etnológicos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário