Boo-Box

sábado, 9 de abril de 2011


México e Estados Unidos assinam acordo contra tráfico de armas e lavagem de dinheiro

O México e os Estados Unidos assinaram na terça-feira dois acordos de combate ao crime organizado: um para frear e rastrear o tráfico de armas e o outro para enfrentar e detectar as operações de lavagem de dinheiro, a fim de lutar contra os cartéis do narcotráfico.

Pelo primeiro acordo, o México terá acesso à base de dados "E-Trace", que permitirá saber de forma precisa de onde procedem as armas obtidas pelos cartéis do narcotráfico e controlá-las na origem.

O diretor do Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) americano, Kenneth Melson, afirmou que o sistema "E-Trace", que tem aplicativos em inglês e espanhol, melhorará os trabalhos "de rastreamento de armas que estão na raiz na violência dos cartéis".

Segundo o funcionário americano, esta função permite às autoridades fundamentar suas investigações e apresentar melhores casos diante dos juízes contra narcotraficantes e grupos criminosos.

"Hoje é uma data histórica. Consideramos que este acordo salvará inúmeras vidas e mandará muitos traficantes de armas à prisão", acrescentou.

O segundo acordo é um memorando de entendimento para que os Estados Unidos entreguem um equipamento especial avaliado em US$ 2,9 milhões para o combate à lavagem de dinheiro, o que permitirá - segundo o vice-procurador-geral dos EUA, Lanny Breuer - reforçar "de maneira conjunta" a colaboração entre os dois países nesta matéria.

Breuer ressaltou que as duas partes continuarão investigando para detectar as operações de lavagem de dinheiro provenientes de organizações criminosas.

Por sua vez, o procurador-geral mexicano, Arturo Chávez, reconheceu que os dois acordos permitirão ao México reforçar as tarefas de combate ao narcotráfico e crime organizado, que deixou mais de 28 mil mortos nos últimos três anos e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário