Boo-Box

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Recursos naturais

No México os recursos minerais são abundantes e variados. Podem-se encontrar quase todos os minerais conhecidos com destaque para a prata, além de carvão, ferro, ouro, cobre, chumbo, mercúrio e zinco. As reservas de petróleo e gás natural são abundantes, com alguns dos maiores depósitos do mundo localizados perto da baía de Campeche.

Agricultura e pecuária

Num país considerado como semi-árido, a produção agrícola está sujeita às variações dos regimes fluviais. Apesar disso, os projetos de irrigação aumentaram o valor das terras de baixo cultivo e a conservação dos solos aumentou a produção.
Em 2003 os principais produtos agropecuários do México foram: milho, trigo, cevada, arroz, legumes, batata, café, algodão, cana de açúcar, fruta e hortaliças.
Entre os rebanhos pecuários de 2003 estavam as vacas, ovinos, caprinos, mulas, asnos e aves.

Silvicultura e pesca

Aproximadamente 29% do país estão cobertos por bosques. Devido o desmatamento incontrolado de ricas áreas madeireiras a exploração florestal está atualmente bastante controlada pelo governo. México manufatura importante quantidade de produtos florestais, entre eles madeira, chicle, resinas, tanino, quina e outras substâncias.
Os bancos pesqueiros mais importantes localizam-se nas proximidades das costas da baixa Califórnia, no golfo do México e nas costas do Pacífico, desde o estado de Jalisco até Chiapas. A indústria pesqueira está administrada por sociedades cooperativas que têm o monopólio de certos produtos.
Entre os crustáceos destaca a jaiba (uma espécie de caranguejo), a lagosta e o camarão. Esse último é extraído nas costas de Campeche e Sinaloa e são exportados principalmente para os Estados Unidos. Os moluscos mais capturados são as lapas burras, os caracóis, os polvos, entre outros.
Também é importante a pesca de numerosas espécies de água doce. A captura de tartarugas marinhas para o consumo de sua carne foi freada nos últimos anos já que é uma espécie protegida.

Indústria

A indústria mexicana é uma das mais desenvolvidas da América Latina. Nos últimos anos algumas empresas estadunidenses investiram grandes quantidades de dinheiro em modernas e bem equipadas instalações nas quais se produzem veículos a motor e outros objetos de consumo para o mercado desse país.
As principais plantas industriais do México também abrangem as de fabricação de máquinas, aparelhos eletrônicos, refinarias de petróleo, empacotamento de alimentos, produção de papel e algodão, processamento de tabaco e de açúcar.
Outros produtos industriais são os têxteis, o ferro e o aço, os produtos químicos, os fertilizantes, o cimento, o vidro, a cerâmica e os artigos de pele.

Energia

Cerca de 79% da eletricidade no México é produzida em instalações térmicas, 14% em plantas hidrelétricas, 4% em plantas nucleares e 3% a partir de fintes geotérmicas.

Turismo

Mundialmente, o México ocupa o sétimo lugar em captação de turistas internacionais e o décimo primeiro em captação de divisas.

Transporte

O sistema ferroviário mexicano, que está privatizado, tem 17.697 km de vias. A extensão das estradas é de 329.532 km (1999), dos quais 33% estão pavimentados.
Varias autopistas atravessam o país, entre elas quatro rotas principais, que vão desde a fronteira com Estados Unidos até a capital da República Mexicana e formam parte da rodovia Pan-americana.
O transporte aéreo se desenvolveu de maneira intensiva e atualmente o país conta com mais de 1.700 aeroportos e pistas de pouso. As principais companhias aéreas são Aeroméxico e Mexicana de Aviação.

Um comentário:

  1. Impacto da exploração excessiva de recursos Naturais!
    Dica para a próxima pesquisa!

    ResponderExcluir