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quarta-feira, 6 de abril de 2011

O governo mexicano e a iniciativa privada do país fizeram uma Acordo Nacional peloTurismo para fortalecer o setor no país. O objetivo da iniciativa é potencializar a atividade turística ao ponto de transformar o México em um país líder no setor. A medida é um dos primeiros resultados da decisão do presidente Felipe Calderón de decretar 2011 como o “Ano do Turismo no México”. 
 O acordo tem dez ações estratégicas que devem ser implementadas ao longo dos anos. A primeira delas é incrementar a oferta de vôos para os principais destinos do país, facilitando o trânsito de passageiros.
A proposta já surtiu efeito. Durante o Tianguis Turísticos 2011, realizado em Acapulco, representantes da Air France anunciaram a rota Paris-Cancun a partir de outubro. Serão três frequências semanais, o que deve ampliar em 30% o número de passageiros da companhia aérea para o destino mexicano.
A segunda ação estratégica prevê a construção, manutenção e melhoria da infraestrutura urbana das cidades turísticas. O acordo também estabelece o fortalecimento da promoção turística dentro e fora do país; aumento da competitividade dos destinos e das empresas turísticas para garantir a experiência do turista; a diversificação e enriquecimento da oferta; o fortalecimento das cadeias produtivas nacionais; a promoção de uma cultura turísticas; favorecer a mudança na legislação a favor do setor e a promoção do desenvolvimento sustentável do setor.
Ao formalizar o acordo, o México pretende chegar em 2018 como a quinta potência mundial em captação de visitantes (atualmente é a décima) e gerar mais empregos e aumentar o desenvolvimento econômico.
O objetivo do governo de Calderón é aumentar o fluxo de turistas nacionais em 300 milhões de pessoas e os internacionais em 50 milhões. Em 2010, 22,4 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país, número 4,4% maior do que em 2009.
Felipe Calderón decretou o ano de 2011 como o 'Ano Turístico do México'
Atualmente, a indústria do turismo no México é a terceira fonte de ingresso de divisas no país, o que equivale a 9% do PIB, gera 2,5 milhões de empregos diretos e mais de 5 milhões de empregos indiretor. Em 2010, o México captou US$ 871 milhões de dólares, valor que representa um aumento de 5,3% em comparação ao ano anterior.
E não é por acaso que o governo mexicano e a iniciativa querem continuar a promovendo o turismo no país dos maias e astecas. Várias são as razões que motivam essa iniciativa. Sua história de mais de 3.000 anos, suas belezas naturais e arqueológicas, além de sua gastronomia, recentemente declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, fazem do México um dos mais completos destinos turísticos do mundo.

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