Boo-Box

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PENINSULA DE YUCATÀN

Sem dúvida, a Península de Yucatán é um dos destinos mais explorados turisticamente no México. É também, o lugar onde encontram-se os principais locais arqueológicos da antiga cultura maia.
QUINTANA ROO
O Estado de Quintana Roo é um estado jovem que experimentou um forte desenvovimento nas últimas décadas. As belas e inigualáveis praias caribenhas, os entornos naturais únicos e as testemunhas culturais dos antigos maias, contribuíram para polarizar o interesse dos visitantes do exterior. Provavementel, o lugar mais conhecido de Quintana Roo seja Cancún, porém este território esconde outras muitas surpresas.
CANCÚN E ILHA MULHERES
Cancún, que em maia quer dizer "recepiente de ouro", converteu-se no destino favorito dos casaisl novos e de milhares de turistas que procuram o azul turquesa de suas águas. Cancún, no Estado de Quintana Roo, está emplacado em uma ilha (zona de hotéis) unida ao continente mediante uma ponte que conduz à Cidade Cancún. Ao leste da ilha encontra-se o Mar Caribe e ao Oeste a Gran Laguna. De Cancún tem a destacar o Museu de Antropologia e História, muito perto do Centro de Convenções na zona hotelera. Onde pode admirar uma pequena coleção de peças maias e as Ruínas Maias da Zona Arqueológica El Rey. Localizam-se muito perto da Ave. Kukulkán (que percorre os 20 quilômetros da ilha) no quilômetro 17 (aberto todo dia de 8.00 à 17.00 h). Destacam ademais, suas deslumbrantes e brancas praias (Praia Las Perlas, Praia Tortugas, Praia Chac-mool, Praia do Rey, etc), todas elas abertas ao público. Recomedamos realizar passeios e desfrutar ao máximo de todas as possibilidades, seja mergulhando ou praticando algum esporte aquático. Cancún conta com magníficas instalações e com numerosos centros comerciais, restaurantes, bares, discotecas ou cafetarias que farão a sua estadia mais agradável. Quanto a Cancún Cidade, aconselhamos-o a visitar para descobrir um outro rosto do Caribe mexicano. Uma boa forma de conhecer a zona é alugando uma mini-moto, sempre e, quando dirigir com muita precaução. Para os amantes das bicicletas, em Cancún existe um circuito de aproximadamente 10 quilômetros de comprimento, por uma ilha, que vai até o centro da cidade.
Ao noroeste de Cancún localiza-se Ilha Mulheres, uma pequena ilha, onde o mais extraordinário é a tranquilidade que oferecem suas costas. No Parque Nacional El Garrafón encontram-se as praias mais populares. Destacam as praias dos Cocos, a mais bonita, Praia Lanchero, importante refúgio de tartarugas marinhas e Praia Garrafón, o lugar ideal para a prática do "snorkel". Procure chegar cedo, antes que as centenas de turistas. Se você é um mergulhador experimentado, pode realizar mergulhos nos arredores, onde descubrirá encantadores arrecifes. Em somente duas horas de cruzeiro avistará a Ilha Contoy, famosa pela sua riqueza coralina e por ser uma reserva ornitológica nacional. É uma atração ecoturística já que constitui um Parque Nacional, onde habitam centenas de aves que, dificilmente poderiam ser observadas de perto em outras latitudes. Naturalmente, o respeito à Natureza prima acima de qualquer outra consideração e, exige-se ao turista que cumpra estritamente com as normas estabelecidas. O cais e o museu são as únicas instalações da ilha. (Para chegar à Ilha Mulheres pode-se pegar embarcações em algum dos três pontos da saida: duas ao norte de Cancún Cidade e uma ao km 14 da Ave. Kukulkán).
COSTAS E RUÍNAS MAIAS DE QUINTANA ROO
Deixando Cancún em direção sul, pela transitada estrada que vai para Tulúm e Chetumal (a capital do estado) aparece Praia da Carmen, importante centro turístico, devida a animada vida noturna e seus arrecifes de coral. Começa aqui a Costa Turquesa, que estende-se de Porto Morelos ao sul de Tulúm, à altura da Reserva da Biofera de Sian Kaan. Nas longas praias poderá tomar banho, mergulhar, descansar ou bronzear-se.
COZUMEL
Desde a Praia da Carmen partem numerosas embarcações à Cozumel, a maior ilha do México. Os maias navegavam até ela para dirigir-se aos templos dedicados a Ixchel, a deusa da lua e da fertilidade. São Miguel de Cozumel é a única cidade da ilha e, aconselhamos-lhe visitar seu Museu, onde descreve a história da zona, mediante uma exibição naútica e, o Museu da Ilha de Cozumel, no centro do povoado e com uma esclarecedora e interessante exposição, que apresenta a história da ilha. Nove quilômetros além do povoado, encontra-se a bela Bahia de Chankanab, aquário natural fornecido por canais subterrâneos e, muito perto, o Jardim Botânico,com mais de 300 classes de plantas tropicais e árvores de 22 paises. Entre os meses de maio e setembro poderá ver desovar as tartarugas (sempre e quando cumpra com as disposições das autoridades). Nas brancas areias das praias, muitas delas virgens, como as de Punta Celarain, onde poderá praticar todo tipo de esportes aquáticos, descansar, mergulhar no Arrecife Palancar ou bem visitar as Ruínas de El Cedral, a estrutura mais antiga da ilha, com restos das pinturas originais maias, assim como, as Ruínas de São Gervásio, formadas por pequenos altares e templos em honra de Ixchel.
PELO LITORAL DA COSTA TURQUESA
Deixando a ilha e, continuando para o sul, pelas costas de Quintana Roo, localiza-se Xcaret, a 72 km ao sul de Cancún, considerado o "paraíso sagrado da natureza". Foi utilizado pelos maias como porto e, conta com dois templos antigos. O lugar é ideal para nadar (acompanhado de golfinhos) e para o "snorkeling". Vale a pena a visita a Porto Aventuras que destaca -se por ser um imponente complexo turístico de luxo, provido de todas as facilidades e comodidades. Seus atrativos mais importantes são: o porto com capacidade para 240 embarcações e um campo de golf de 9 buracos.
Yal-ku, a 98 quilômetros ao Sul de Cancún é uma lagoa muito pouco visitada. A entrada localiza-se perto de um pequeno local que conta com um moinho de vento bastante visível. Embora não tenha instalações turísticas é um bom lugar para desfrutar dos canais de água turquesa.
Akumal (que em maia quer dizer "Lugar de tartarugas") a 102 quilômetros de Cancún, é famosa por sua deliciosa praia e, por ser o lugar onde os mergulhadores do mundo todo, procuram para explorar suas profundezas. Não deve deixar de visitar Xel-Há, a 122 quilômetros de Cancún, pois é um dos maiores aquários naturais do planeta, que é composto de bacias de pedra calcária, baias, lagoas e tanques com diversas variedades de peixes tropicais. A prática do "snorkeling" nesta zona é quase uma obrigação. Chemuyil, a 109 quilômetros de Cancún, é uma das praias mais romântica do México. Em forma de ferradura e protegida por uma barreira de arrecife, conta com uma praia de fina areia branca.
Tulúm, que quer dizer "A Cidade de Alba" é uma das cidades maias, mais espetaculares pela disposição das muralhas e por estar bem ligada ao Mar Caribe. As construções correspondem ao Período Pre-clássico e entre elas destacam o Templo dos Frescos, O Castelo, a construção mais alta, e o Templo das Séries Iniciais. Tulúm é o único porto maia conhecido e que, à chegada dos espanhóis, ainda estava habitado. (Horário todo dia de 8.00 à 17.00 h. Domingo a entrada é gratuita).
Desde Tulúm pode-se ir, 50 quilômetros terra adentro, a Cobá, provavelmente o maior de todos os jazigos maias. Foi um importante centro comercial que assentou-se em uma zona de lagos com calçadas sagradas ou "sacbeob" e, que algumas delas chegaram a alcançar os 100 quilômetros de comprimento. Destacam-se a pirâmide do Templo das Igrejas do Grupo Cobá, as estrelas do Grupo Mecanox, o Conjunto das Pinturas e a Grande Pirâmide, a mais alta das construções maias da Península de Yucatán (Horário todo dia de 8.00 à 17.00 h. Domingo a entrada é gratuíta).
Voltando a costa e em direção sul, localiza-se a Reserva Biosférica de Sian Ka´an, muito importante ecossistema no continente americano, parque ecológico com mais de 500 hectares. De superfície onde encontram-se bosques, lagoas, pântanos, arrecifes de coral, ruínas maias e, uma impressionante variedade de flora e fauna. Aqui podem ser vistas onças, ocelotes, macacos-aranha, tigres, antas, tamanduás e jacarés, assim como, milhares de peixes multicoloridos. As excursões guiadas são operadas por "Amigos de Sian Ka´an", uma organizaçao não lucrativa.
Mais para o sul se localiza Chetumal, a capital do estado, muito perto da fronteira com Belice.
YUCATÁN

Nenhum comentário:

Postar um comentário