Boo-Box

terça-feira, 29 de março de 2011


História

Durante o império asteca, no lugar da atual praça, encontrava-se o Templo Mayor e o palácio de Motecuhzoma Xocoyotzin (Moctezuma II). Depois da conquista espanhola, estas edificações evoluiram respetivamente para a Catedral e o Palacio del Virrey (depois Palácio Nacional), para simbolizar a mudança de poderes religiosos e político que estavam operando na que iria se chamar Nueva España(Nova Espanha). Na parte oeste foram se estabelecendo vários comércios, que mais tarde deu origem a ao Portal de Mercaderes(Portal dos Mercados).
Durante os primeiros 400 anos de história da praça, foram instalados e removidos várias vezes, jardins, monumentos, circos, mercados, vías e outros empreendimentos. Na década de 1950, a praça adquiriu sua aspecto atual.
Na década de 1840 os habitantes da cidade començaram a chamá-la de Zócalo, já que foi levantado no centro da praça um monumento da Independência. Em 1860 se instalou um quiosque para poder escutar as orquestras de música, que desapareceu no princípio do século XX.
É nesta praça onde a cerimônia comemorativa do início da Guerra da Independência é realizada anualmente a cada 15 a 16 setembro. O evento tradicionalmente chamado de "o grito" é que o Palácio Nacional, localizado em um dos flancos da tomada, o presidente da nação comemora o grito de independência toque do sino da aldeia de Dolores e acenando a bandeira mexicana, enquanto proclama que "ao vivo" para o país e os heróis nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário