Boo-Box

quinta-feira, 31 de março de 2011


O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil. Cerca de 60% da população é de etnicidade mestiça (os mestizos), 15% são ameríndios e 25% de origem europeia.
O país é predominantemente católico romano (89%), com 6% de adesão a várias fés protestantes e os restantes 5% ou a aderir a religiões menores ou sem religião.
Durante todo o século XIX, a população do México, mal tinha dobrado. Esta tendência continuou durante as primeiras duas décadas do século XX, e ainda assim, no censo de 1920 se registrou uma perda de 2 milhões de habitantes. Isso foi devido à Revolução Mexicana, ocorrida entre 1910 e 1920.
A taxa de crescimento aumentou drasticamente entre 1930 e 1980, quando o país chegou a registrar índices de crescimento maiores que 3% (1950-1980). A população mexicana dobrou em trinta anos, e a esse ritmo se esperava que para o ano 2000 houvesse 120 milhões de mexicanos. Diante dessa situação, o governo federal criou o Conselho Nacional de População (CONAPO), com a missão de estabelecer políticas de controle de natalidade e realizar investigações sobre a população do país. As medidas valeram, e a taxa de crescimento desceu até 1,6 no período de 1995 a 2000. A expectativa de vida passou de 36 anos a 72 anos em 2000.
No começo do século XX cerca de 90% da população vivia nas zonas rurais (aldeiasvilas e lugarejos). O censo de 1960 conseguiu dados em que, pela primeira vez, a população urbana é maior que a rural (50.6% do total). O número de pessoas que migravam constituía 96,6% da população. No censo de 1920 somavam pouco mais de 90%. Trinta anos mais tarde constituíam 80% e atualmente pouco mais de 18% dos mexicanos saem dos estados em que nasceram. Várias tendências podem explicar o processo de industrialização das cidades grandes e médias, assim como o empobrecimento gradativo do campo, ocasionado pela recessão das atividades agropecuárias. As entidades federativas que concentram maior população são Distrito FederalVeracruzJalisco e Puebla. Enquanto as menos populosas são Baja California SurCampeche e Quintana Roo. Este último estado é um dos que apresentam uma das taxas de crescimento populacional mais altas do país, devido à indústria turística de Cancún, que concentra 50% da população quintanarroense.

[editar

economia


economia do México é a 11ª maior do mundo. Desde a crise de 1994, as administrações têm melhorado os fundamentos macroeconômicos do país. O México não foi significativamente influenciado pela crise sul-americana de 2002 e tem mantido taxas positivas de crescimento após um breve período de estagnação em 2001. As agências de risco Moody's (março 2000) e a Fitch Ratings (em Janeiro de 2002) emitiu ratings de grau de investimento para a dívida soberana do México. Apesar de sua estabilidade macroeconômica sem precedentes, o que reduziu a inflação e as taxas de juro para níveis recorde e aumentou a renda per capita, as disparidades continuam enormes entre a população urbana e a rural, os estados do norte, centro e sul, e entre os ricos e os pobres, embora tenha havido uma crescente classe média desde meados da década de 1990.[77]Alguns dos desafios do governo incluem a atualização da infraestrutura, a modernização do sistema fiscal e das leis trabalhistas, e a redução da desigualdade de renda.
A economia mantém um rápido desenvolvimento em modernos setores industriais e de serviços, com o aumento da propriedade privada. Administrações recentes têm expandido a concorrência nos portosferroviastelecomunicações, geração de eletricidade, distribuição de gás natural e dos aeroportos, com o objetivo de melhorar infraestrutura. Como uma economia orientada para a exportação, mais de 90% do comércio mexicano é através de acordos de livre comércio com mais de 40 países, incluindo a União EuropeiaJapãoIsrael e grande parte da América Central e doSul.
O acordo de livre comércio mais influente é o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1994, e foi assinado em 1992 pelos governos dos Estados UnidosCanadá e México. Em 2006, o comércio do México com os dois parceiros Norte foi responsável por quase 50% das exportações e 45% das importações do país.[78] Recentemente, o Congresso da Uniãoaprovou uma importante reforma fiscal, de pensões e judicial, e a reforma da indústria do petróleo está sendo atualmente discutida. De acordo com a lista das maiores empresas do mundo em 2008 Forbes Global 2000, o México tinha 16 empresas na classificação.[79]
Mastretta MXT, produzido pela mexicanaMastretta.
O México tem uma economia mista de livre mercado e está firmemente estabelecido como um país de renda média-alta.[80] É a 11ª maior economia do mundo, medida do produto interno bruto em paridade do poder de compra.[81] Segundo as últimas informações disponíveis a partir do Fundo Monetário Internacional, o México tinha o segundo maiorProduto Nacional Bruto per capita na América Latina, em termos nominais, em $ 9.716 em2007 e o maior em paridade do poder de compra (PPC), em 14.119 dólares em 2007.[81]
Após a crise econômica de 1994, o México fez uma recuperação impressionante, construindo uma moderna e diversificada economia.[80] O petróleo é a maior fonte de renda externa do México.[82] De acordo com a Goldman Sachs, com a revisão BRIMC das economias emergentes, em 2050 as maiores economias do mundo serão as seguintes:ChinaÍndiaEstados UnidosBrasil e México.[83] O México é a maior nação produtora automobilística norte-americana, superando o Canadá e, mais recentemente, os Estados Unidos.[84]
O México é o primeiro e único país latino-americano a ser incluído no World Government Bond Index ou WGBI, que lista as economias globais mais importantes que circulam títulos da dívida pública.[85]
Segundo o diretor para o México no Banco Mundial, a população em situação de pobreza diminuiu de 24,2% para 17,6% na população geral e de 42% para 27,9% em áreas rurais no período 2000-2004.[86] Em Janeiro de 2009 4,6 % da população era pobre, se medido pela ingestão de alimentos como base de pobreza e 15% da população é considerada pobre pelo recurso de medições (pessoas que vivem com menos de 10 mil dólares por ano).
No entanto, a desigualdade de renda continua sendo um problema e enormes lacunas permanecem, não só entre áreas ricas e pobres, mas também entre o norte e o sul, e entre os meios urbano e o rural. Fortes contrastes de renda e desenvolvimento humano são também um problema grave no México. O relatório de 2004 do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas apontou que os estados mexicanos de Benito Juárez, um distrito da Cidade do México, e San Pedro Garza García, no estado de Nuevo León, teria um nível de desenvolvimento econômico, educacional e de expectativa de vida semelhante ao da Alemanha ou Nova Zelândia. Em contrapartida, Metlatónoc, no estado de Guerrero, teria um IDH similar ao da Síria.[87][88]
O crescimento médio anual do PIB para o período de 1995-2002 foi de 5,1%.[33] A recessão econômica nos Estados Unidos causou também um padrão semelhante no México, de onde se recuperou rapidamente a crescer 4,1% em 2005 e 3% em 2005. A inflaçãoalcançou um nível recorde de 3,3% em 2005, e as taxas de juros estão baixas, que têm estimulado o consumo de crédito na classe média. O México tem experimentado na última década, a estabilidade monetária: o déficit orçamental foi reduzido e a dívida externa foi reduzida para menos de 20% do PIB.[33] Junto com o Chile, o México tem a mais alta classificação de longo prazo de crédito soberano na América Latina.
As remessas de cidadãos mexicanos que trabalham nos Estados Unidos representam apenas 0,2% do PIB do México,[89] o que representa US$ 20 bilhões por ano em 2004 e é a décima maior fonte de renda externa do país, depois do petróleo exportaçõesindustriais, bens manufaturadoseletrônicaindústria pesada, automóveisconstruçãoalimentos, serviços bancários e financeiros.[90]Segundo o banco central do México, as remessas caíram 3,6% em 2008 para US$ 25 bilhões.[91]
As preocupações econômicas atuais incluem a dependência comercial e financeira dos Estados Unidos,[92] salários reais baixos,subemprego para um grande segmento da população, desigual distribuição de renda (32% dos rendimentos do topo da pirâmide social são responsáveis por 55% da renda), e poucas oportunidades de avanço para a grande população maia nos estados do sul.

historia mèxico


Até 1848

Igreja de San Esteban Rey (1629-1641), em Acoma. Fotografada por Ansel Adams, c. 1941-
Tribos nativo americanashabitaram a região que atualmente constitui o Estado do Novo México por milhares de anos antes da chegada dos primeiros exploradores europeusna região. Estas tribos eram osanasazi, os pueblo e os navajos.
Os primeiros exploradores europeus a explorarem regiões do atual Estado de Novo México foram os membros de um pequeno grupo de espanhóis e escravos liderados por Álvar Nunez Cabeza de Vaca, que explorou a região do Novo México em 1528. Vaca e seus companheiros eram membros de uma expedição espanhola que buscava ouro ao longo do litoral do atual Texas, e que haviam se perdido no interior após se separarem do grupo principal. Foi somente em 1536 que o grupo liderado por Vaca, reduzido a apenas dois espanhóis e um escravo, alcançou um assentamento localizado na costa pacífica do atual México.
Cabeza de Vaca afirmou ter encontrado cidades onde existiam grandes riquezas no interior, fazendo com que os espanhóis se interessassem em explorar o sudoeste dos atuais Estados Unidos, incluindo o atual Novo México. Em 1539Estevanico explorou regiões do atual Novo México, e reivindicou a área para a coroa espanhola, embora não tenha encontrado nenhum vestígio de riquezas.Francisco Vásquez de Coronado explorou a região entre 1540 e 1542, também em busca das riquezas descritas por Cabeza de Vaca. Os exploradores Augustín Rodríguez e Francisco Sánchez Chamuscado subiram o Rio Grande e desembarcaram no sul do Novo México em 1581.
O primeiro assentamento fundado pelos espanhóis no atual Novo México foi Pueblo de San Juan de Los Caballeros, estabelecida em1598, por Juan de Onate, que tornou-se governador da nova província de Novo México. Seu sucessor, Pedro de Peralta, moveu a capital da província colonial para Santa Fé em 1609. Santa Fé é a capital do Novo México desde que foi criada, sendo que é a capital de Estado mais antiga dos Estados Unidos.
O Novo México não prosperou economicamente como os espanhóis esperavam e as riquezas descritas por Cabeza de Vaca nunca foram encontradas na colônia, que não era então mais do que um gigantesco deserto. As tentativas de povoamentos por parte dos espanhóis falharam, sendo que por mais do que dois séculos a população de colonos de ascendência européia do Novo México não superaria mil habitantes. Missionários espanhóis continuaram a explorar a região durante este período, tentando converter nativos americanos, com pouco sucesso. Em 1676, os apaches revoltaram-se contra os espanhóis, sendo que a Revolta de Pueblo de 1680fez com que os espanhóis abandonassem o norte do Novo México até que a campanha de Diego de Vargas Zapata restabeleceu o controle espanhol no Novo México. Colonos espanhóis voltariam a assentar o Novo México em 1692, quando o governador Diego de Vargas invadiu a região. Desde então, não foram mais registrados incidentes violentos entre espanhóis e nativos americanos na região.
Em 26 de fevereiro de 1807, militares norte-americanos integrantes da Expedição Pike foram capturados por soldados espanhóis sediados em Santa_Fe, Pike e alguns do seu grupo foram libertados e repatriados em 01 julho de 1807, mas alguns daquele grupo permaneceram presos por alguns anos no México.
Os espanhóis foram os únicos habitantes de ascendência europeia a habitarem o Novo México por décadas. Porém, no início doséculo XIXamericanos, primariamente comerciantes, vindos do leste do continente norte-americano passaram a explorar a região. Tais americanos não eram bem-vindos pelas autoridades espanholas, que geralmente expulsavam ou prendiam os americanos que passavam pelo Novo México. Em 1821, com a independência do México, o Novo México tornou-se uma província mexicana. A região, localizada no extremo norte do México e escassamente povoada, recebia pouca atenção do governo. Em 1837, mexicanos e nativos americanos do Novo México rebelaram-se contra o governo mexicano, executando o governador da província e tomando a sede de governo, em Santa Fé, onde José Gonzales, um nativo americano taos, foi declarado governador. A rebelião foi esmagada um mês depois pelo General Manuel Armijo, que tornou-se o novo governador do Novo México.
Em 1841, uma expedição de texanos, que era então um país independente, invadiu o Novo México. Tal expedição, composta primariamente por americanos, reivindicava a região localizada ao norte do Rio Grande, incluíndo a região do atual Novo México. Os membros desta expedição foram capturados por autoridades do Novo México, e enviados como prisioneiros para a capital mexicana, aCidade do México, sendo posteriomente libertados.
Em 1846, a Guerra Mexicano-Americana teve início, entre os Estados Unidos e o México. O General americano Stephen W. Kearnymarchou ao longo da Trilha de Santa Fé, capturando a capital do Novo México sem oposição, em 1846, fazendo do Novo México, que então incluía o que atualmente é o Estado americano de Arizona, um território americano. Kearny afirmou que a ocupação seria apenas na região leste do Novo México (o Texas, anexado pelos Estados Unidos em 1845, reivindicava todas as terras no seu lado do Rio Grande). Kearny também protegeu os cidadãos do território, então sob lei marcial, através do Código de Kearny, essencialmente, uma promessa que as condições legais e religiosas do Novo México não seriam afetadas pelos Estados Unidos. A ocupação americana rapidamente incluiu a região ocidental do Novo México - a região que compõe atualmente o Arizona. Enquanto isto, o Código de Kearny tornaria-se uma das bases do código legal do Novo México, assim permanecendo ao longo do período onde o Novo México permaneceu como um território americano.
Embora a captura do Novo México por parte de Kearny tenha sido relativamente pacífica, a região não permaneceria neste estado por muito tempo. O General Kearny continuou rumo à Califórnia, guiado por Kit Carson, tendo deixado uma pequena força de ocupação atrás. Após a saída de Kearny, uma revolta teve início em 19 de janeiro, em Taos, onde os nativos americanos taos mataram o governador do Novo México, Charles Bent, e a grande maioria dos americanos presentes na cidade. Somente dois americanos sobreviveram. Respondendo rapidamente, uma força americana comandada pelo Coronel Sterling Price marchou sobre Taos, atacando a cidade, e concentrando os tiros de canhão na igreja da cidade, onde era o centro da revolta, resultando na morte de 150 insurgentes e na captura de outros 400. Seis líderes da rebelião foram julgados e, em 9 de Fevereiroenforcados pela sua participação na Revolta de Taos. Uma série de confrontos entre rebeldes, instalados primariamente nas regiões montanhosas do Novo México, e forças americanas, continuaria até 1847, resultando em 30 baixas americanas - "anglos", como eram chamados pelos rebeldes - e 300 baixas rebeldes.

[editar]1848 - 1912

Sob o Tratado de Guadalupe Hidalgo de 1848, o México cedeu muito da região norte do país para os Estados Unidos, incluíndo a região do Novo México. Segundo os termos do tratado, o Novo México, o nome aplicado para o território existente entre Texas e Califórnia, deveria tornar-se rapidamente um Estado americano. Porém, o Senado unilateralmente emendou a provisão do tratado que obrigava os Estados Unidos a fazerem do Novo México um Estado. O Senado também anulou o Artigo X do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que assegurava que a propriedade de terras de habitantes do Novo México, que haviam sido autorizadas pelo governo mexicano, seria reconhecida e protegida pelo governo americano. A decisão do Senado em anular o Artigo X permanece até os dias atuais altamente controversa, especialmente entre algumas das comunidades hispânicas existentes na região, sendo que a anulação do Artigo X fez com que a posse de mais de dois milhões de acres de propriedades concedidas pelo México fossem removidas de seus respectivos proprietários e colocadas em domínio público. Propriedades concedidas pelo governo colonial espanhol (antes de 1821) não foram afetadas pela anulação do Artigo X, e sobreviveram contra tentativas de anulação ou aquisição forçada.
Compromisso de 1850 paralisou o processamento de uma lei que faria do Novo México um Estado, sob uma Constituiçãoabolicionista. Além disso, sob os termos do Compromisso, o controle da região oriental do Novo México, então controlada pelo Texas, foi transferida para o governo federal, iniciando uma longa disputa de fronteiras na região. O Compromisso de 1850 estabeleceu oTerritório de Novo México em 9 de setembro de 1850. O território, que incluía o Arizona e partes do atual Estado de Colorado, oficialmente fez de Santa Fé a capital do território. Os habitantes do Novo México determinariam em uma votação se o uso do trabalho escravo deveria ser permitido no território ou não. Porém, o estatuto legal do trabalho escravo causou considerável debate. Alguns (como Stepehn A. Douglas) acreditavam que o território não poderia proibir ou impor restrições ao uso do trabalho escravo, sob os termos do antigo Compromisso de Missouri, enquanto outros (como Abraham Lincoln) eram a favor da proibição, alegando que antigas tradições legais mexicanas, que proibiam o uso do trabalho escravo, possuíam preferência. Independentemente do estatuto legal, porém, o trabalho escravo nunca foi usado extensivamente no Novo México.
Enquanto isto, durante o início da década de 1850, constantes ataques nativos americanos contra assentamentos americanos fizeram com que Kit Carson abandonasse sua intenção de aposentar-se, e mudar-se para uma fazenda próxima a Taos. Carson aceitou um pedido do governo americano, tornando-se um agente indígena, instalando sua sede em Taos, e lutando contra os nativos americanos com sucesso considerável.
Em 1853, os territórios cedidos pelo México aos Estados Unidos na Compra de Gasden foram anexados pelo Novo México. Estes territórios atualmente formam o extremo noroeste do Novo México. Com a compra, os Estados Unidos estabeleceram sua soberania sob toda a extensão do atual Novo México.
Durante a Guerra Civil Americana, tropas confederadas do Texas inicialmente ocuparam a região sul do Novo México. Tropas da União recapturaram o território no início de 1862. Kit Carson colaborou na organização do Primeiro Grupo de Voluntários do Novo México, que foi comandado pelo próprio. Este grupo enfrentou apachesnavajos e comanches, no território e no Texas, bem como participaram na Batalha de Valverde contra tropas confederadas. Durante a guerra, o Território do Arizona foi criado, em 1863, através da região ocidental do Território do Novo México. Com isto, o Novo México adquiriu suas atuais fronteiras atuais. O Novo México foi o palco da decisiva Batalha de Glorieta Pass, onde tropas confederadas foram forçadas a paralisarem um avanço rumo à Califórnia, recuando para o Texas, tendo sido derrotados por tropas da União, bem como voluntários do Colorado (The Pikes Peakers) e do Novo México.
Em 1879, a Santa Fe Railroad alcançou Lamy, localizado a 26 quilômetros de Santa Fé. A ferrovia foi estendida até Santa Fé em1880, substituíndo a antiga lendária Trlha de Santa Fé. A nova cidade de Albuquerque foi fundada em 1880 à medida que a ferrovia era estendida em direção ao oeste, próxima a Lamy.
A ferrovia foi uma das responsáveis pela prosperidade da indústria do gado bovino da década de 1880, e pelo desenvolvimento de cidades que dependiam desta indústria. A criação de gado bovino não era fixa então, com os criadores de gado bovino alimentando seus animais onde quisesse, levando ao confronto entre diversos fazendeiros, bem como autoridades locais, na Guerra de Lincoln County. Um dos mais famosos criminosos foi Billy The Kid, que foi assassinado em 1881. O reinado da indústria do gado bovino perderia força ao longo da década de 1880, na medida em que criadores de ovelhas passaram à cercar suas propriedades com cercas, impedindo que criadores de gado pudessem utilizar o pasto destas propriedades como alimento para seus animais. Isto aumentou ainda mais os atritos pela posse da terra da região, primariamente entre os antigos habitantes espanhóis, os criadores de gado bovino, e novos fazendeiros, primariamente criadores de ovelhas. Apesar dos conflitos, a pecuária permanece como uma fonte de renda primária do Novo México até os dias atuais.
O chefe Apache Victorio iniciou uma série de ataques contra assentamentos brancos, em 1879Geronimo continuou a luta após a morte de Victorio, em 1880. Os apaches e os navajos continuaram seus ataques contra assentamentos brancos até que Geronimo rendeu-se, em 1886.
O Congresso americano admitiu o Novo México como o 47° Estado americano em 6 de janeiro de 1912. Então, o Novo México possuía aproximadamente 330 mil habitantes. A admissão do Arizona como o 48° Estado, em 14 de fevereiro do mesmo ano, completou os 48 Estados contíguos dos Estados Unidos